13 melhores livros sobre criatividade.

Os queridinhos pra lidar com conflitos e batalhas internos!

Nessa edição, em 3 minutos: uma lista marota de livros sobre criatividade, especificamente aqueles para lidar com as batalhas internas + três novidades!

Um livro é um sonho que você segura na mão.

Neil Gaiman

Nessa edição (clique pra ir direto):

Essa semana, recebi uma pergunta de uma aluna/mentoranda que pode te interessar também…

E daí, me lembrei de que eu costumava atualizar os livros que lia/comprava na #naestantedarafacappai, quem lembra? Esses conteúdos ainda podem ser vistos, tanto no Youtube, quanto no Instagram com reviews de livros que podem interessar a pessoas criativas como a gente!

Essa é das antigas… prest’enção nos filtros? 🫣 

Daí, resolvi começar uma série nova aqui na newsletter, para ir reunindo as referências, tantos de livros que já li, quanto daqueles que estão na minha listinha, começando por hoje. E, daí, te conto também o aprendi com cada um deles e como a leitura pode ser interessante pra você também.

Algumas coisas importantes.

  • Alguns livros podem ser especificamente sobre criatividade, outros podem ser de outras áreas, mas nos servir por razões diversas...

  • Eu não li todos que vou recomendar, mas deixarei claro quando for o caso e por que a leitura me inspirou ou interessou.

  • Tentarei criar algumas categorias para organizar o material (pois são muitos livros), mas pode ser que eu edite essas categorias ao longo do tempo, na medida que for sentindo necessidade.

  • Algumas categorias que já reuni:

    • pra lidar com os conflitos internos (tema de hoje).

    • pra empreender com criatividade.

    • pra entender mais sobre economia criativa.

    • pra pensar sobre processos criativos.

    • pra falar de produtividade.

    • Pra investigar a identidade criativa.

  • Se você curtiu um livro bonzão que eu ainda não coloquei na lista, sugira nos comentários, por favor? Ou então, tem uma categoria que gostaria que eu trouxesse nas referências? Pode sugerir também! Vamos ampliar essa lista de deixá-la colaborativa? Conto com você.

  • Os links estão atualizados hoje, no momento da escrita do artigo, mas podem ser que desatualizem com o passar do tempo. Caso algum liink quebre, pode me avisar que atualizo.

  • Os links contêm cookies de afiliação, para que eu receba uma comissão, caso você decida comprar. Obrigada!

Hoje, começarei com os queridinhos pra lidar com conflitos e bloqueios internos que assolam todo e qualquer artista e criativo: medo, procrastinação, exposição, perfeccionismo, tá tudo aqui.

  1. A Guerra da Arte - Steven Pressfield

 

Um clássico, pra onde sempre volto quando tô empacada, com medo e procrastinando. Já li umas 5 vezes, em momentos-chave da minha trajetória. Aqui, fui apresentada ao conceito de resistência criativa e comecei a perceber que era algo universal. Isso tirou um peso dos meus ombros e me deu ferramentas pra lidar com esse monstrengo.

Ele é difícil de encontrar no Brasil (vale olhar em sebos e Estante Virtual), mas há uma nova edição, com título e tradução diferente.

Edição antiga na Amazon br
https://amzn.to/3SK5ss1

Nova edição na Amazon br
https://amzn.to/4fFtvSY 

  1. O Caminho do Artista - Julia Cameron

Ouvi a primeira vez sobre esse livro há décadas, mas demorei muito pra ter a coragem necessária de lê-lo. Uma bíblia pra quem cria. Um caminho, de fato, possível pra abandonar os conflitos internos que nos impedem de criar, a partir do engajamento com a ação criativa sutil e duradoura. Acho que o que mais me toca é esse olhar e abertura pra essa criatividade mais sutil, conectada à nossa intuição e natureza.

Na Amazon br
https://amzn.to/3SIeE0e

  1. Roube como um Artista - Austin Kleon

Esse é bem conhecido, mas não podia ficar fora da lista. Acho que o barato aqui foi reconhecer que a criatividade é repertório e deixar de ter medo de se inspirar e absorver o que o mundo nos apresenta (com as devidas referências, claro). O mundo é o quintal da nossa criatividade e assumir isso, só nos ajuda a criar mais e melhor.

Na Amazon br
https://amzn.to/3WC20kp

  1. Mostre o seu Trabalho - Austin Kleon

Eu, particularmente, gosto até mais do segundo livro do Kleon, porque ele mexe com uma dor mais latente em mim…. que é aquela antiga visão de que o artista só pode mostrar o seu trabalho se estiver pronto. Ao contrário, o livro nos mostra que mostrar nosso trabalho durante o processo é tão importante quanto. Não só para ter por perto pessoas que curtem o que fazemos, mas também pra cocriar e alimentar o próprio processo. Um chega pra lá no perfeccionismo.

Na Amazon br
https://amzn.to/4dheVzp

  1. A Grande Magia - Elizabeth Gilbert 

Lembro menos do que aprendi com esse livro e mais do como ele me fez sentir, como um abracinho gostosinho. Com ele, comecei a pensar também nesse conceito de vida criativa e como ele faz tanto sentido pra mim. Uma passagem dele que sempre lembro, fala mais ou menos assim: ‘convide o medo pra viagem, mas não o deixe pegar no volante, nem escolher a música que toca no rádio!’

Na Amazon br
https://amzn.to/4coNUbQ

  1. O Ato Criativo: Uma Forma de Ser - Nick Rubin 

Tô ainda saboreando esse livro e vou poder contar mais quando aboservê-lo, de fato. Pra mim, o mais legal é que as coisas que o Rick fala me parecem vir de um lugar diferente de vários outros livros sobre o tema. Ou a maneira como ele as diz seja diferente. Talvez, porque as referências dele também sejam. Me lembra muito a fala do John Cleese que diz que ‘criatividade é uma forma de operar.’ Pra gente pensar que ser criativo não significa aplicar uma ou duas ferramentas de criatividade ocasionalmente e, sim, mudar completamente a maneira como vemos e habitamos o mundo.

Na Amazon br
https://amzn.to/4cn68ue

  1. Arte e Medo - David Bayles e Ted Orland

Comecei a ler esse livro há algumas semanas e ele já entrou pra minha lista de queridinhos. Gosto muito do fato de que ele foi escrito em 1993, quando a gente nem falava tanto de criatividade assim. Ainda sim, são perspectivas frescas, vindas de um tempo que já apontava na direção que estamos vivendo hoje. Atualmente o medo tem sido um dos meus principais temas (acho que sempre foi!) e essa leitura tem me confrontado e me inspirado, ao mesmo tempo. Ah, legal saber que um selo como o Seiva colocou ele no mundo. Que venham mais!

Na Amazon br
https://amzn.to/46IxLN9

  1. Como Ser um Artista - Jerry Saltz

Na mesma lista de maravilhosidades da Seiva, vem esse lançamento aí que já tá na minha lista (e que antes só existia em inglês). Ainda não li, mas já me instigou. O fato do autor ser um crítico de arte me conta que pode oferecer novas perspectivas, diferentes do que estou acostumada… e isso é sempre bom.

Na Amazon br
-< https://amzn.to/3AlWGKv

  1. Erra Uma Vez - Tiago Henriques

Erra Uma Vez - Tiago Henriques

Tem brazuca na lista com essa boniteza do Tiago, do Tira do Papel. Ganhei de presente, mas ainda não li. Também tá na lista. De cara já me pega, por falar desse tema que também me persegue: o tal perrrrrrrfeccionismo. Sem contar que é um guia visual, o que sempre é gostosinho de ler.

Na Amazon br
https://amzn.to/3M0KGAI

  1. Creative Struggle - Gavin Aung Than

Creative Struggle - Gavin Aung Than

Ainda na mesma linha, um guia ilustrado sobre a batalha da criatividade. Esse tá na minha lista pra uma próxima viagem pros Estados Unidos, porque no br tá salgado demais da conta. Alguém já leu?

Na Amazon br
https://amzn.to/46NSrDB

  1. Pense omo Um Artista - Will Gompertz


Esse tenho há um tempão e, até hoje, não peguei pra ler. Acho que será o próximo. Gosto muito da ideia de modelar minha forma de pensar a partir de outros artistas. Me lembra que esses desafios são universais (mais uma vez) e se alguém já lidou com eles, tem caminho!

Na Amazon br
https://amzn.to/3yKb1Qi

  1. Confiança Criativa - Tom e David Kelley

Confiança Criativa - Tom e David Kelley

Com esse livro entendi que a falta de confiança criativa é um dos maiores inimigos à criatividade. E que só o fato da gente acreditar que é criativo já nos torna mais criativos, por placebo. Confiança criativa é algo que a gente trabalha, alimenta e não algo com o qual a gente apenas nasce (ou não).

Na Amazon br
https://amzn.to/3YzvFNK
 

  1. How to Be an Artist - Michael Atavar


Esse, li em 2014 e amei demais da conta, mas emprestei pra um mentorado e nunca mais vi. Uma pena, porque me parece que virou um livro mais raro e difícil de encontrar. Ele tinha lições simples, mas que a gente sempre esquece como, por exemplo, lembrar de olhar para os recursos que já existem ao nosso redor, ao invés de ficar esperando a situação perfeita pra criar.

Na Amazon br
https://amzn.to/4cnlCym


Três novidades:

  • Agora, você pode optar por ouvir minha newsletter, enquanto lava as vasilhas ou faz sua caminhada, tipo um podcast mesmo. É só dar o play, que aparece na versão do site, logo abaixo da imagem.


  • Palestro no Festival Rede Mulher Empreendedora, em São Paulo em Setembro, bora?

  • Palestro também no Festival Mundial de Criatividade, em Sampa, também em Setembro. Mais uma chance pra gente se ver e se inspirar, vamo? 

Psiu 1: como falei, os links acima podem me pagar uma comissão, caso você resolva comprar uma das sugestões. Agradeço se puder priorizar usá-los, caso decida adquirir alguma das sugestões. Obrigada por apoiar o meu trabalho!

Beijos criativos,

Rafaela Cappai

Reply

or to participate.