- Rafa Cappai
- Posts
- Por que eu sumi?
Por que eu sumi?
+ Cinco áreas de atenção para pessoas multipotenciais que querem fazer dar certo.

Nessa edição: o mistério do meu sumiço + as 5 áreas secretas para fazer a multipotencialidade funcionar + um convite que você não vai querer perder.
Nessa edição (clique pra ir direto):
Multipotenciais tendem a enfrentar dificuldades em três áreas principais: trabalho, produtividade e autoestima.
Sim, eu sumi. Mas não foi drama, foi plot-twist: passei 45 dias trancada na minha bolha criativa e voltei com uma novidade que estava guardada há anos, louca pra sair de dentro de mim. E agora saiu!
Primeira newsletter do segundo semestre. Eu precisava de espaço e tempo para entender meus próximos passos e, mais do que isso, pra criar algo que estava na minha lista fazia anos.
2025 tem sido um pouco assim: reconquistar o espaço que abandonei nos últimos anos e reconstruir, só que agora de um jeito que faz mais sentido pra mim, mais alinhada comigo mesmo e o que espero nos próximos anos (quiça, década!)
. Tô feliz e acho e sinto (o mais importante!) que tô no caminho certo! Quero te contar…
Nos últimos 45 dias me dediquei a reconstruir o curso Seja Um Canivete Suíço, versão 2.0 e também um vídeo que mistura aula com uma proposta irrecusável (já te falo dele). Por isso, eu senti a necessidade de me acasular na minha bolha criativa e, posso te antecipar: valeu a pena!
Nesse processo, repensei todo o programa baseado nos feedbacks de mais de 500 pessoas que já tinham feito o curso - entre 2017 e 2018, quando ele ficou disponível pela primeira vez. O curso antigo virou um dos módulos, criei outros 7 (mas ele continua super enxuto!) e pude mergulhar e pesquisar ainda mais no tema da multipotencialidade e, o mais importante, nas soluções que nós, pessoas multipotenciais, podemos usar para transformar esse super-poder (que pode também ser um baita desafio!), em um caminho viável e possível, lá fora no mundo real.
Ampliando a fala da Emilie, especialista estadunidense no assunto (que citei no início dessa edição), eu sistematizei 5 áreas de atenção para pessoas multipotenciais. E são essas áreas que precisamos prestar atenção se quisermos fazer nossa multipotencialidade, não só, funcionar no mundo real, como também ser uma alavanca potente para construir a nossa própria versão de sucesso.
Não sei você, mas, para mim, organizar em áreas me ajuda a entender exatamente o que preciso fazer e onde colocar minha atenção, se quiser conquistar algo.
Vamos a elas:

As cinco áreas de atenção de pessoas multipotenciais.
Vamos explorar cada uma delas?

Identidade fala sobre quem somos no meio disso tudo que nos interessa. Entre tantas vontades e desejos criativos, o que fica? Como gostamos de muitas coisas, temos dificuldade em reconhecer a cola, o fio condutor que perpassa tudo isso. E duvidamos que o que temos tem valor. A gente precisa buscar se autoconhecer se quiser reconhecer (e valorizar) nossa identidade e capital criativo. Pergunte-se:
qual é a minha identidade criativa?
existe um fio condutor que perpassa tudo que sou?
ou, talvez, eu seja o meu próprio fio condutor?
o que minha identidade fala sobre mim?
quais são os meus diferenciais?
como posso reconhecer e valorizar minha própria trajetória?

Sucesso fala sobre encontrar um modelo diferente daquele padrão que a gente recebeu como manual de sucesso ao longo da vida. Requer coragem construir uma versão de vida/trabalho que não atende aos ideais externos. A pessoa multipotencial vai precisar desafiar isso se quiser construir sucesso nos seus próprios termos. Pergunte-se:
o que, de fato, valorizo e quero?
o que é sucesso pra mim?
o que desejo construir na vida e no trabalho?
como faço isso?
como posso ser mais eu enquanto construo a minha própria versão de sucesso?

Produtividade tem a ver com como me organizo para, exatamente, construir essa vida. Como faço acontecer as coisas que desejo que existam nesse meu mundo? Como trabalho, como planejo, como penso de maneira mais estratégica, como me organizo, como descanso, inclusive. Pergunte-se:
qual é o método de produtividade ideal pra mim?
como me comprometo a terminar coisas?
como equilibro a vontade de criar e aprender com a necessidade de construir?
como me organizo?
como aproveito meus rompantes de hiperfoco para avançar nas minhas demandas e vontades?

Aprendizado tem a ver com como cresço e me desenvolvo, construindo uma direção pro que me proponho a aprender, mesmo sem querer ser uma especialista. Como desenho meu modelo de aprendizado de uma maneira que esteja alinhado com quem sou e construa o que desejo? Pergunte-se:
como tudo que aprendo se conecta?
vou mais fundo ou mais raso no que me proponho a aprender?
o que esse corpo de aprendizados fala sobre mim?
como tudo que me proponho a aprender me faz crescer?
qual é o meu jeito de estudar?
como abro espaço pro que quero aprender?

Carreira e trabalho tem a ver com o papel que a multipotencialidade vai ocupar na sua vida. E como, sendo uma pessoa multipotencial, você consegue construir uma carreira que te permita alcançar o que você deseja, sendo reconhecida e respeitada. Pergunte-se:
que papel a minha multipotencialidade ocupa no meu trabalho e carreira?
qual é o estilo de vida e trabalho que irei construir?
como uso minha multipotencialidade para me posicionar e ser reconhecida no meu trabalho?
qual é o modelo de vida e trabalho que quero construir?
Então, se o seu desejo é mergulhar na sua multipotencialidade para aprofundar em cada uma dessas áreas e construir uma multipotencialidade sadia e produtiva, vem conhecer o Seja Um Canivete Suíço 2.0. Preparei uma aula supimpa, falando de todas essas dores e delícias e de como podemos fazê-la dar certo, no mundo real.

Um beijo,
Rafaela Cappai
Psiu: depois me conta aqui embaixo ou passa na DM do meu Instagram e me conta o que achou? Significa muito, muito, pra mim! <3
Reply