• Rafa Cappai
  • Posts
  • Coragem (+13 práticas) pra pausar sem culpa!

Coragem (+13 práticas) pra pausar sem culpa!

Topa fazer uma pausa?

Nessa edição, em 4 minutos: um convite à pausa!

Nessa edição (clique pra ir direto):

A pausa só traz descanso se a pressa não está internalizada."

Liliane Prata

Veja se você se reconhece?!

Fim de ano chegando, a pressão externa do trabalho vai, naturalmente, diminuindo… e a pressão interna (ao invés de reduzir) começa a aumentar…

“Nossa, agora é a hora d'eu acelerar e fazer tudo aquilo que eu não fiz o ano inteiro.”

“Final de ano/início de ano é ótimo pra colocar projetos novos no mundo, porque as demandas externas diminuem.”

“Ah, as mensagens dos clientes vão diminuir, agora é a hora de acelerar.”

“Ufa, fim do ano chegou, agora é a minha vez.”

“Vou começar o ano a mil por hora!”
 
Eu não sei exatamente qual é a sua versão… o que sei é que, possivelmente, se você é empreendedora criativa, algo parecido com isso pode ter passado aí pela sua cachola.

E, quem sou eu pra te dizer que você está errada de querer render e fazer coisas legais nesse intervalo. Ou talvez, a água anda batendo na bunda e você realmente precisa da grana e não pode nem pensar em diminuir o ritmo… Estou contigo!

O que quero é que, independentemente do que você planejou pro restinho/iniciozinho do ano, também planeje dar uma pausa, mesmo que pequena, mesmo que seu cérebro tente te convencer de que você não deveria. De que não é seguro descansar!

Como diz minha amiga e mentora Julie Angel: “quem trabalha pesado, precisa aprender a descansar pesado”, o que ela chama, lindamente, de “strong resting.”

Foi com ela que aprendi a deixar a culpa de lado quando o assunto é descansar, seja no dia a dia de trabalho, como em momentos especiais, como agora no final de ano.

Não se engane. Eu também tenho um projeto muito importante no qual vou trabalhar nesse intervalo, mas também tenho planos bem concretos de desligar - completamente - do trabalho por alguns dias! Desligar real! Sem culpa. Porque sei que isso me fará mais equilibrada e feliz, antes de mais nada. Mas também porque sei que trabalharei melhor, quando voltar da pausa.

Sem contar que eu já experimentei pausar mais ou menos (quando a gente diminui o ritmo, mas não para de fato), mas o trabalho e a pressão continuam dentro da nossa cabeça e eu sei que não funciona. Porque a gente nem descansa de fato, nem produz nada assim tão potente que valha a pena abrir mão da pausa.

Então, se você anda com dificuldade de se comprometer com uma pausa, está sofrendo com culpa ou até já sabe que vai pausar, mas quer dicas práticas para ser mais assertiva, cá estou eu!

Pretendo te convencer de que você não só pode, como deve dar uma pausa no final de ano/início de ano para espairecer a cuca, relaxar, desacelerar e se regenerar pro ano que começa. E também trago ações práticas pra que você tire uns dias longe do seu trabalho/negócio/carreira/marca criativa e recupere a energia pra 2025.

Topa? Então vamos lá!

  1. Reconheça que você pode pausar: pode parecer besteira dizer isso, mas a maioria aí fora vai tentar te dizer o contrário. Num mundo capitalista-agressivo como o nosso, pausar e descansar é uma espécie de escárnio, afronta. Um grito-contra-corrente, mesmo que no final de ano. A gente nem virou a esquina de 2024 e as mensagens já vão começar: “seja a sua melhor versão”; “trabalhe enquanto eles dormem”. Uma vez ouvi o maravilhoso Genesson Honorato dizer: “A preguiça é uma ferramenta ancestral”, e eu acho que você deveria fazer uso dela. Faça nada. Pense nada. Desinstale a pressa do seu sistema operacional. Apenas exista por alguns dias! Você pode! Você deve!

  2. Defina uma data pra sua pausa: se a gente deixa essa pausa em aberto (tipo, “vou sentir como vai ser” a tendência é que o trabalho ‘escape’ pra dentro do nosso descanso. Uma abridinha no e-mail aqui, uma reuniãozinha acolá e quando você vê, não está nem pausando, nem sendo produtiva, de fato.

  3. Vá até o calendário e bloqueie a agenda: já dizia minha musa-mentora, Maria Forleo, “se não está na agenda, não é real”. Então, vá até o seu método de agenda preferido e bloqueie os dias em que pretende descansar. Mesmo!

  4. Adiante trabalhos e deadlines essenciais: se for necessário, se organize para adiantar coisas que precisariam acontecer na data da sua pausa. Por exemplo: se uma conta da empresa precisa ser paga no dia de pausa, já pague agora! Se tem um conteúdo pra sair nessa data, programe!

  5. Jogue deadlines não essenciais pra frente: seu ano deixou alguns rabos pra trás que não foram resolvidos, mas que também não são urgentes? Bola pra frente! Reagende-os pra quando voltar, sem culpa. E não, o mundo não vai implodir, eu prometo!

  6. Comunique a clientes, parceiros e interessados sobre a pausa: será importante comunicar a quem importa, justamente para que você não seja demandado durante esse descanso. Nada pior do que estar descansando achando que está em falta com alguém. Receita infalível pro descanso se transformar em rios de culpa.

  7. Crie respostas automáticas para seu e-mail, WhatsApp e demais aplicativos: felizmente, hoje em dia, conseguimos comunicar recessos, usando a mágica da tecnologia. Use e abuse!

  8. Segure a curiosidade e ansiedade e não entre pra ler as mensagens que chegarem durante sua pausa: parece óbvio, né? Mas o seu dedinho nervoso já está acostumado a clicar e ver qualquer mensagem que chega. Então, se policie pra não fazer isso!

  9. Saia das mídias sociais: se você quiser que o seu descanso seja realmente potente, vale também sair inteiramente das mídias sociais por alguns dias para um bom detox. Sério: o seu descanso se verticaliza e aprofunda! Experimente!

  10. Apague temporariamente seus aplicativos: e, no caso do seu dedinho nervoso não conseguir ficar quieto, lembra que você tem a opção de apagar aplicativos que vão te tirar do clima de descanso. Depois, é só baixar e logar novamente, sem erro.

  11. Mantenha um caderninho próximo: se seu cérebro não conseguir entrar no modo descanso totalmente (é possível que ele entre no modo insights durante a pausa), pode ser interessante manter um caderninho pra descarregar o que pintar. Mas lembra: sua tarefa é apenas fazer o download pro papel e liberar o seu cérebro pro descanso! Nada de voltar ao modo produtividade!


    E aí, sim…

  12. Pause, de verdade e sem culpa! Sério: você não imagina o que alguns dias de descanso real podem fazer por você, seu corpo, seu cérebro, sua saúde física e mental e sua criatividade!

  13. Na sua volta, crie uma semana de amortecedor no seu calendário: ou seja, volte na primeira semana com um ritmo mais leve e trabalho interno de organização e planejamento e vá acelerando devagarinho. Não há razão pra não deixar esse descanso gostoso que você conquistou ir embora num pulo. Aproveite e leve esse aprendizado pro seu ano novo!

Vai descansar, menina! E depois me conta como foi!

A partir de amanhã, a newsletter (e eu!) vamos dar uma pausa pra, não só descansar, como também voltar diferente em 2025. Volto aqui, no início do ano! E, como esse é o meu último e-mail do ano, quero também te desejar uma boa passagem e abertura pra 2025. Que a gente use e abuse da criatividade e ocupe o espaço que a gente merece!

Obrigada por me acompanhar por aqui!

Um beijo,
Rafa Cappai

Reply

or to participate.