Recomprometa-se com o ano!

E consigo mesma!

Nessa edição: pequeno exercício de recompromisso com 2025 + inscrições abertas para a próxima turma da imersão presencial de planejamento.

Nessa edição (clique pra ir direto):

O mais importante dos compromissos é aquele com você mesma.

Neale Donald Walsh

Eu não sei se você já percebeu, mas a gente está em Maio, que é um pulinho para Junho, que é o último mês do semestre de 2025. Eu sei! 😱😱😱

Sem querer assustar, mas já pegando esse bonde (mas com um bom twist)… porque eu não quero ser aqui, mais uma pessoa que vai colocar mais uma camada de pressão absurda sobre você, falando que o tempo está correndo, que essa é a última oportunidade do pacote; que ou você se movimenta, ou já era.

Eu não quero plantar urgência, eu quero semear esperança! E acho que há uma grande diferença entre os dois. A urgência diz que você é insuficiente. Que, a menos que faça algo, terá valor. A esperança entende que você já é suficiente. E, por isso mesmo, pode desejar e sonhar e almejar novos lugares! Um te faz agir por medo. O outro, por amor.

Por isso, se, por alguma razão, o primeiro semestre não está sendo o que você espera (ou se ele está sendo!) ainda, sim, dá tempo, pro que quer que seja que você deseje fazer a seguir. Quero aqui te lembrar que você pode, a qualquer momento da vida (ou do ano!), se recomprometer consigo mesma e com o seu próprio protagonismo criativo. Porque não há sangue-suga mais ardiloso pra nossa energia criativa do que um sonho, um talento ou um projeto criativo guardado na gaveta, empoeirando, acumulando lodo, nos lembrando diariamente, que há mais a se criar da vida!

Quem fala isso não sou eu. E a diva-mor, Brené Brown:

Criatividade não usada não é benigna. Ela vira metástase. Ela se transforma em luto, raiva, julgamento, tristeza, vergonha. Nós somos seres divinos e, por natureza, criativos. E isso se perde ao longo do caminho. (...) E é perigoso.”

Então, deixa eu te lembrar: a gente ainda tem, pelo menos, seis bons meses até aquela loucura do final do ano começar a tomar conta de tudo, lá pra Novembro. O que significa que dá tempo, sim, de fazer muitas das coisas que você planeja e sonha. Dá tempo de fazer aquele projeto acontecer, de mudar alguma coisa no seu negócio, de começar uma nova forma de se expressar, de remodelar sua carreira ou o que quer que mais você deseje. Dá tempo de tirar sonhos e talentos e projetos da gaveta escura.

E o mais importante de tudo: dá, sim, para olhar pro seu trabalho com olhos de frescor. Acreditando que a jornada que você está trilhando, faz sentido! Reconhecendo o quanto você caminhou. Reforçando a beleza da trajetória que você vêm construindo!

Então, quero te contar que - oficialmente - abri matrículas para a próxima turma da imersão presencial e já falo sobre isso. Mas antes…

Um exercício prático para se recomprometer com o seu próprio protagonismo criativo.

  1. Desligue as notificações e se isole em algum lugar que você tenha privacidade.

  2. Respire profundamente e solte os ombros. Esse momento é só seu.

  3. Coloque uma música gostosa e suave na vitrola, preferencialmente algo calmo e sem letras, que é pra não te tirar do foco do exercício (tipo Max Richter, Balmorhea, Ludovico Einaudi...)

  4. Pega papel e caneta (ou abre o bloco de notas) e escreve tudo que vier — sem se preocupar com certo ou errado.

  5. Responda às perguntas abaixo, sem pensar muito. Deixe fluir.

    • O que eu estava sonhando no começo deste ano — e que talvez tenha ficado esquecido pelo caminho?
      (Pode ser um projeto, um hábito, uma vontade, uma nova versão sua.)

    • O que em mim ainda pulsa, mesmo que baixinho, pedindo espaço, atenção ou voz?

    • O que me impediu de avançar até aqui? E o que posso fazer a respeito?

    • O que posso deixar ir para não continuar carregando esse peso?

    • Como eu gostaria de me sentir ao chegar no fim deste ano? Que sensações quero colher em mim?

    • Qual é um pequeno gesto de comprometimento com a minha criatividade que posso fazer ainda hoje?
      (Algo simples, possível. Um primeiro passo simbólico.)

E, se você quiser ajuda para fazer de 2025 (ainda dá tempo!) um ano criativo, corajoso, fluido, abundante e planejado, magina comigo…

Você se inscreve para uma imersão presencial para cuidar ~ com toda a criatividade do mundo ~ do planejamento dos próximos 12 meses da sua marca, carreira ou negócio criativo. Para começar, você sai da solidão da bolha empreendedora e conhece um monte de mulheres incríveis e inspiradoras como você, criando novas conexões.

Chegando lá, você é guiada por uma mentora experiente e empática em todos os assuntos essenciais do planejamento: ESTRATÉGICO, MODELO DE NEGÓCIO, OFERTAS, COMUNICAÇÃO E GESTÃO. Esse encontro é regado a pensamento criativo, muitos post-its, modelos já prontos e testados, canetinhas coloridas, colaboração, conexão, comidinhas gostosas, pausas e atividades regenerativas.

No fim de dois dias, você sai com os próximos 12 meses do seu negócio planejado, mapeado na agenda e com a cuca fresca e tranquila, pronta para colocar tudo em prática, com coragem, fluidez, criatividade e organização. Com clareza, intencionalidade e assertividade. Já pensou em começar o segundo semestre assim? Com o plano todo pensadinho, sabendo exatamente onde colocar sua energia e tempo? E deixando de lado ações que não vão te levar para onde você deseja e talvez estejam até pesando? E o que é melhor: enxergando sua potência criativa do tamanho que ela é! Pronta pra ganhar o mundo. Pois é, a gente imaginou!

Espia o que a galera fala sobre a experiência, com novos depoimentos fresquíssimos!

Então, se você quer ajuda para fazer isso com calma, com tranquilidade, respeitando sua saúde mental e sem pressões desnecessárias, clica no botão a seguir.

Psiu: se preferir falar direto com alguém pra entender se o Salto Imersivo é pra você, estamos na outra ponta. Vem cá!

Um beijo,
Rafa Cappai

Reply

or to participate.