• Rafa Cappai
  • Posts
  • Lista definitiva: os 12 melhores livros pra entender o empreendedorismo criativo.

Lista definitiva: os 12 melhores livros pra entender o empreendedorismo criativo.

Os queridinhos pra mergulhar nesse conceito e se enxergar como tal.

Nessa edição, em 4 minutos: uma lista marota de livros sobre empreendedorismo criativo, pra entender o conceito e se ver como tal + Flecha continua on!

Empreendedores criativos são divergentes.

Jane Hamill

Nessa edição (clique pra ir direto):

Como já te contei aqui mesmo nessa newsla, esse mês lancei o Flecha, o meu curso de planejamento criativo-estratégico. No módulo de alinhamento conceitual (é mão na massa, mas mão na massa embasado!), eu introduzo o conceito de empreendedorismo criativo.

Pra mim, que estudo e falo desse tema há quase 15 anos, é muito curioso ver que tem muito empreendedora criativa aí no mundo que nunca ouviu falar desse conceito (apesar de, na prática, ser o desenho perfeito da empreendedora criativa!).

Pois, retomando nossa coluna de livros (que começou com a temática mais ampla da criatividade e as questões internas), trago hoje os principais livros para entender esse conceito: empreendedorismo criativo. 

Um misto de livros inspiracionais e gostosos de ler, com outros didáticos, mais profundos e embasados, a mistura ideal pra quem usa criatividade e empreendedorismo na mesma frase!

Algumas coisas importantes:

  • Eu não li todos que vou recomendar, mas deixarei claro quando for o caso e por que a leitura me inspirou ou interessou.

  • Se você curtiu um livro bonzão que eu ainda não coloquei na lista, sugira nos comentários, por favor? Ou então, tem uma categoria que gostaria que eu trouxesse nas referências? Pode sugerir também! Vamos ampliar essa lista de deixá-la colaborativa? Conto com você.

  • Os links estão atualizados hoje, no momento da escrita do artigo, mas podem ser que desatualizem com o passar do tempo. Caso algum link quebre, pode me avisar que atualizo.

  • Os links contêm cookies de afiliação, para que eu receba uma comissão, caso você decida comprar. Obrigada!

Então, toma a minha lista definitiva (até o momento!) com os meus queridinhos pra empreender com criatividade, meu tema de pesquisa e mestrado, inclusive. Vamos lá!

Começo por esse, por deferência mesmo. Foi a primeira vez que alguém me contou que eu era uma empreendedora criativa (ainda em 2009) e, mais do que isso, a primeira vez que alguém me apresentou linguagem e ferramentas, para desenvolver o meu negócio/carreira, que falavam a minha língua.

Ele é difícil de encontrar no Brasil e, infelizmente, só tem a versão em inglês. E caro, viu? Mas o meu, que veio com um defeito de impressão de fábrica, eu guardo com muito carinho. Foi o livro da minha virada de chave!

Edição em inglês na Amazon br:
https://amzn.to/3SK5ss1

Vou me dar o direito de incluir o meu próprio livro na lista. Apesar de não ser um livro didático, pois eu apresento as informações em um formato mais inspiracional, acho que tem muita informação relevante ali, especialmente sobre como é viver na pele de uma pessoa criativa que decide empreender. Medos, resistências, procrastinações…
Eu já não concordo com 100% do que escrevi, mas é parte do processo de colocar um livro no mundo. Atualmente só tem a versão e-book, mas, em breve, a impressa voltará em estoque também.

Na Hotmart:
https://bit.ly/4ijI3sf

Pra mim, a bíblia sobre economia criativa e empreendedorismo criativo. Apesar de não ser somente sobre o segundo tema (e mais sobre o primeiro), aqui a gente entende como ganhar dindim com criatividade. O capítulo sobre empreendedores criativos traz um descritivo tão real e palpável que é impossível não se identificar. A leitura fazia parte da bibliografia recomendada do meu mestrado e, até hoje, é uma das referências mais importantes no assunto.

Na Amazon br:
https://amzn.to/4bGS6VP

Esse eu nunca li, mas conheço o autor, Kiko Loureiro e sei que faz um trabalho consistente. Especialmente indicado pra pessoas da área da música, já que ele é músico fodasso, consagradíssimo e ganhador de Grammy e afins. Kiko, que também é empreendedor, apresenta um passo a passo prático e inspiracional pra transformar criatividade em negócio. Bruno já leu e recomenda!

Na Amazon br:
https://amzn.to/3WC20kp

Um dos primeiros livros sobre o assunto no Br (um ano antes do meu, diga-se de passagem), ele traz entrevistas com um monte de gente bacana. Empreendedores criativos moldando essa indústria no Brasil. Gente à frente de negócios como Perestroika, Mesa & Cadeira, Mandalah, Flag, Catarse e afins. Leia se quiser entender como funciona a cabeça dessa galera e também se ver nas escolhas e visão de mundo deles.

Na Amazon br:
https://amzn.to/4bQtKJd

Ainda não li esse, confesso, mas já fui muito viciada nos estudos de caso do Draft, uma publicação digital que traz muitas histórias de empreendedores criativos. Uma espécie de catálogo, biblioteca, para entender quem são os empreendedores criativos, como vivem, do que se alimentam… aqui no livro, a autora apresenta 30 deles.

Na Amazon br:
https://amzn.to/4iKc98b

Esse também fazia parte da bibliografia do meu mestrado. David tem um dos conceitos mais legais que já conheci, o de ‘coopetidor’, uma vez que, na economia criativa, a competição não se estabelece da mesma maneira que nas indústrias tradicionais. A linguagem é livre de jargões e ele apresenta estratégias para juntar esses dois lados ~ a camiseta e o terno ~ dos empreendedores criativos.

Na Amazon br:
https://amzn.to/4iFuUti

Também parte da bibliografia do meu mestrado, li esse lá no comecinho da minha pesquisa e me maravilhei com o fato de que havia alguém estudando a classe criativa (sim, nós!) e entendendo seus efeitos na sociedade, cultura e cidades. Leitura mais densa, importante pra quem quer se armar de dados e fatos. Tem uma linha de pensamento que critica a pesquisa de Florida, mas ainda, sim, acho válida a leitura.

Na Amazon br:
https://amzn.to/4bLtDyC

Meu xódozinho do coração! Me inspirou pra criar o meu projeto de mestrado (um toolkit de ferramentas práticas para criativos) e muito do que faço e ainda quero fazer na Espaçonave. Essa metodologia da NESTA UK, inclusive, foi base do meu mestrado. Comprar a versão impressa torna-se inviável (quase mil conto), mas a dica é: dá pra baixar a versão em PDF gratuita no link abaixo, inclusive em Português (role na página pra encontrar as versões). Obrigada, dinada:

Pra baixar gratuitamente:
https://bit.ly/4iIOR2o

Na Amazon br:
https://amzn.to/4iC7Awy

Não li esse ainda, mas me interessa o formato: um guia que também apresenta estudos de casos e entrevistas com pessoas do mercado, profissionais criativos que estão fazendo a diferença. Se alguém leu, volta aqui pra contar!

Na Amazon br
https://amzn.to/4ip9twS

Esse livro não é, especificamente sobre empreendedorismo criativo. É mais raro ver os americanos usando essa distinção por lá, mas, acredito que ele se encaixa muito na nossa forma de ver as coisas. E muitos dos exemplos apresentados são de gente como a gente. Especialmente indicado pra quem está aguardando o momento perfeito pra começar um negócio.

Na Amazon br
https://amzn.to/4inBxAR

Também não li, mas é um guia passo a passo para transformar paixão em lucro. Na orelha, a autora fala de como diminuir o estresse no processo de começar a empreender e isso muito me interessa. Há poucos livros que trazem a questão da saúde mental na abordagem do empreendedorismo.

Na Amazon br:
https://amzn.to/4isFB2D
 

As matrículas do Flecha estão a mil por hora aqui. Feliz demais com a recepção ao programa que tô recebendo. Vê só alguns dos depoimentos que já recebi, além de fotos lindas do processo de planejamento criativo-estratégico.

Psiu 1: como falei, os links acima podem me pagar uma comissão, caso você resolva comprar uma das sugestões. Agradeço se puder priorizar usá-los, caso decida adquirir alguma das sugestões. Obrigada por apoiar o meu trabalho!

Beijos criativos,

Rafaela Cappai

Reply

or to participate.