Nessa edição: o método das bolinas de gude + como posso te ajudar!

A consistência a longo prazo supera a intensidade a curto prazo.

Bruce Lee

O que dois potes e algumas bolinhas de gude têm a ver com seus hábitos criativos?
Um ritual low-tech que materializa progresso, derruba a dispersão e acende sua dopamina. Criativo-multipotencial pode tudo - mas um pote por vez deixa o cérebro em paz!

Semana passada, te falei do meu esforço de retomar o meu foco e a minha rotina de volta nas minhas mãos, ao invés de ficar refém das mídias sociais. Continuo nessa jornada (e a primeira semana foi bem), então, hoje, nessa mesma toada, quero compartilhar contigo uma ferramenta simples que estou testando, para tangibilizar meus hábitos e me ajudar a fazer essas mudanças que me proponho.

Honestamente, estou muito feliz com como o ano se desenvolveu, mas faltando três meses pra virada, quero apertar alguns parafusos, incluindo mais um pequeno desafio até chegar dia 31 de Dezembro. Essa é uma boa hora pra se recomprometer com o ano. Ainda dá tempo!

Pois bem... Você sabe que, nós pessoas criativas, temos muita dificuldade com o rolê da consistência, né? Somos ótimos em despejar intensidade nas coisas, mas sustentar essa intensidade no longo prazo, aí já é outra história. Até porque, intensidade e consistência são dois lados da mesma moeda: ou viro um, ou viro outro (mas isso é papo pra outra edição). E, daí, entra a necessidade de aprender a criar/fazer em conta-gotas, que eu já falei tantas vezes.

Hoje quero te falar do método das bolinhas de gude (ou qualquer outro objeto que queira usar). Já ouviu falar? Não encontrei nenhuma fonte confiável afirmando haver uma pessoa específica que o inventou, mas ele te ajuda na formação de hábitos que tanto precisamos. O uso de sistemas tangíveis de recompensa (bolinhas, fichas, pontos) é antigo e aparece na psicologia comportamental e na educação infantil. Nomes como James Clear e Andy Tryba já falaram sobre isso em artigos de produtividade.

Mas antes d’eu te explicar como fazer, deixa eu te contar porque ele funciona para nós, pessoas criativas:

Visibilidade tangível do progresso: ver bolinhas ou clips, ou grãos de feijão sendo transferidos, ou acrescidos de um lugar pra outro, dá uma evidência física do seu progresso, auxiliando no engajamento. Materializar e tangibilizar são palavras-chave aqui. Muitas coisas criativas são intangíveis até se concretizarem e ter algo visual pode reforçar o senso de realização.

Gamificação simples: criativos respondem bem a desafios, recompensas e brincar com o processo. Colocar bolinhas ou outros elementos lúdicos (que não exigem grandes sistemas complicados), dão uma dose de ludicidade e diversão.

Foco e micro metas: o método pode ser usado para marcar um hábito durante vários dias (30 dias de atividade física) ou para fragmentar uma atividade criativa desafiadora em blocos ou metas menores (ex: para cada sessão de escrita criativa concluída, uma bolinha). Isso ajuda na consistência e a combater procrastinação e dispersão.

Reforço positivo constante: em atividades criativas, muitas vezes o fruto do trabalho demora a aparecer (um livro, uma obra, um curso). A bolinha funciona como um reforço imediato, mostrando que estamos no caminho e mantendo motivação no dia a dia. É como se a gente materializasse a dopamina.

Simplicidade e adaptabilidade: criativos frequentemente rejeitam sistemas complicados. A simplicidade de dois recipientes e algumas bolinhas é fácil de adaptar, mudar, experimentar…. gerar autonomia que tanto amamos!

Ajuda a manter consistência e hábito: criatividade exige prática contínua. O sistema tangível ajuda a manter uma prática regular e consciente, reforçando pequenas vitórias até que se tornem hábitos.

Você pode usar esse método em dois contextos diferentes:

Contexto de formação de hábitos ao longo de vários dias: consistência.

Contexto de formação de hábitos em um só dia: foco.

Aqui, você passará vários dias repetindo a mesma tarefa, até que o vaso de vidro vá se enchendo e o hábito vá se formando no seu cérebro. Você usa a ferramenta para construção de hábitos de consistência.

Aqui, você divide a tarefa desafiadora do dia em vários blocos e vai cumprindo pequenas sessões, até que se completa. Você usa a ferramenta na construção de foco momentâneo, pra combater dispersão e procrastinação.

Dois potes de vidro, um monte de bolinhas de gude e um sonho criativo!

Então, vamos ao método, de fato:

Ingredientes:

  • 2 potes / vidros / copinhos (nomeie-os do seu jeito, tipo: começar e terminar ou origem e conquista).

  • 10/20/30… bolinhas (mas podem ser feijões, pedrinhas, clipes, o que tiver). O número de objetos vai estar associado ao contexto que você vai usar. Por exemplo, 30 dias de atividade física exigirão 30 bolinhas. Sete sessões de escrita de 30 minutos cada, exigirão 7 bolinhas. Na dúvida, separe um pouco mais do que acredita que vá precisar.

  • 1 cronômetro, o de celular resolve. Será necessário no segundo contexto somente.

  • Papel, etiquetas, caneta (opcional, mas ajuda a dar “sua cara” pro ritual) e a registrar qualquer tarefa ou estalo no meio do caminho.

Meta + recompensa:

  • 1 hábito-alvo claro (ex.: escrever, estudar, malhar…)

  • 1 meta clara: malhar por 30 dias, escrever um capítulo do livro.

  • 1 micro-recompensa simbólica (chá gostoso, abraço nos dogs, alongamento, 5 min de sol).

Modo de usar:

Contexto de formação de hábitos ao longo de vários dias: consistência.

Contexto de formação de hábitos em um só dia: foco.

  1. Escolha um foco/meta só: 30 treinos em 30 dias.

  1. Escolha um foco só: escrever um roteiro em 7 sessões.

  1. Defina o que vale 1 objeto: cada treino de, pelo menos, 15 minutos vale uma bolinha de gude.

  1. Defina o que vale 1 objeto: cada sessão de escrita de 30 minutos vale uma bolinha de gude.

  1. Prepare a ferramenta: coloque todas as bolinhas (ou seu objeto de escolha), no pote de origem. Aqui, colocarei 30 bolinhas, pois a meta é realizar 30 treinos em 30 dias.

  1. Prepare a ferramenta: coloque todas as bolinhas (ou seu objeto de escolha), no pote de origem. Aqui, colocarei 7 bolinhas, pois quero focar em 7 sessões de 30 minutos de escrita, cada.

  1. Comece: aqui, assim que realizar o primeiro treino, uma bolinha sai de um pote pro outro.

  1. Comece: aqui, você dá o start no cronômetro e começa a escrever. Assim que realizar a primeira sessão, uma bolinha sai de um pote pro outro.

  1. Recompense-se: assim que uma bolinha for transferida, se presenteie com uma tarefa simples, gostosa e curta.

  1. Recompense-se: assim que uma bolinha for transferida, se presenteie com uma tarefa simples, gostosa e curta.

  1. Continue: no dia seguinte, repita.

  1. Continue: no momento seguinte, repita, até conquistar sua meta do dia de 7 sessões de escrita e roteiro pronto!

  1. Conquista e reflexão: ao final do desafio (aqui de 30 dias), foto do pote, momento de internalizar a conquista pro cérebro ver progresso. Pergunte-se o que aprendi com o desafio? O que pode ser melhor da próxima vez? O mudou em mim desde que comecei?

  1. Conquista e reflexão: ao final do desafio (aqui, no mesmo dia, que pode ser repetido na semana/mês todo), foto do pote, momento de internalizar a conquista pro cérebro ver progresso. Pergunte-se o que aprendi com o desafio? O que pode ser melhor da próxima vez? O mudou em mim desde que comecei?

Regras de ouro, pra não se autossabotar:

  • Sem meia-bolinha. Interrompeu geral? Pausa o timer; só vale bolinha quando o bloco termina.

  • Desvios vão pro papel, não pro navegador. Surgiu ideia paralela? Anota numa lista “Depois” e segue o bloco.

  • Comece pequeno. Se consistência ou foco é algo difícil pra você, não exagere na meta.

  • Crie o seu próprio jeito de usar, com autonomia pro que funciona pra você.

Lembre-se: criativo-multipotencial pode tudo, mas um pote por vez deixa o cérebro em paz! Se colocar o desafio em prática, me mostra? Pode me marcar, inclusive, lá no Insta ou LinkedIn! Vou amar ver você em ação, conquistando seus hábitos e sonhos criativos!

Como posso te apoiar nesse momento?

Se consistência é um problema pra você, eu posso te apoiar! No Seja Um Canivete Suíço, te mostro como ser uma criativa-multipotencial realizadora e saudável, capaz de colocar seus ~ muitos ~ sonhos no mundo! Vem conhecer!

Espero ter ajudado!

Um beijo e bom fim de semana!
Rafaela

Reply

or to participate

Keep Reading

No posts found