Ainda tem espaço na internet?

17 razões pra usar a sua voz!

Nessa edição, em 3 minutos: um lembrete de que a sua voz é necessária + Prêmio Brasil Criativo (inscrições estão quase fechando) + Podcast Amo Gente Odeio Conta + Espetáculo Bagunça comigo, em Beagá! Bora!

Nessa edição (clique pra ir direto):

“Expressão criativa é verbo.”

Rafa Cappai

Nas duas últimas semanas, falamos muito aqui sobre o dilema atual de todo artista, criativo e empreendedor criativo: criar ou não, conteúdo! Se expor ou não, nas mídias sociais? Continuar, ou não, a produzir conteúdo? Conciliar conteúdo e mídias sociais com a vida e a saúde mental, #comofaz?

E, se você leu minhas últimas edições (aqui e aqui), pode ter ficado com um certo amargo na boca. Uma sensação que não há mais espaço, que o trem já passou, que quem não começou antes, não começa mais…

Mas também já sacou que a grande chave pra essa equação é você: caso opte por fazê-lo, fazer do seu próprio jeito, seguindo seus próprios objetivos, critérios e ritmos e evitando ser sugado pro vórtex dos algorítimos e pra cilada da comparação.

Venhamos e convenhamos, não é tarefa fácil. E precisa de recalibragem constante… mas é o que vai nos ajudar a manter nossa voz, expressão, identidade e saúde em dia. Tamo precisando, num tamo?

Pois, hoje, eu queria te dar um pequeno impulso. Te mostrar que, apesar do mundo lá fora ser um grande oceano vermelho, cheio de gente bacana já produzindo conteúdo (e muito conteúdo ruim também, #prontofalei)… existe, sim, espaço pra você e sua maneira de fazer!

Mas isso apenas se, e somente se, você optar por colocar sua identidade criativa em movimento. Criar a partir dela. E não seguindo fórmulas. A receita vem de você, sua essência, seus temas, sua personalidade, seus conhecimentos, seu jeitinho único. Pensa bem: se todo mundo que cria conteúdo fosse mais fiel à quem é, não teríamos uma internet bem mais legal? Mais diversa? Mais divertida? Mais interessante? Eu acho que sim!

E, ó: pode ser que ouvindo isso tudo você ainda diga: tá bem, Rafa! Concordo que tenho que fazer do meu jeito, mas, e se eu achar que não tenho o suficiente? Sentir que minha voz não é necessária? Desconhecer a minha identidade?

Se esse for o caso, eu queria te passar uma listinha que me ajuda sempre a lembrar que o que tenho é suficiente. E sair desse purgatório de duvidar do meu próprio conteúdo e confiar que minha visão e voz têm lugar. Anota aí!

Lembra que sua galera (quem curte ou vai curtir o seu trabalho) e seus coopetidores (pessoas que fazem “a mesma coisa” que você):

1. não sabem o mesmo que você sobre esses temas.
2. não estudaram as mesmas referências que você.
3. não viram os mesmos conteúdos que você.
4. não têm a mesma história que você.
5. não vivem os mesmos desafios que você.
6. não misturaram as mesmas coisas que você.
7. não fazem as mesmas perguntas que você.
8. não conectam os mesmos pontos que você.
9. não têm o mesmo capital criativo que você.
10. não se comunicam a partir da mesma linguagem que você.
11. não têm, exatamente, os mesmos valores que você.
12. não usam as mesmas palavras que você.
13. não têm os mesmos conhecimentos que você.
14. não veem a vida, exatamente, da mesma maneira que você.
15. não têm a sua identidade.
16. não têm a sua voz.
17. não são você.

E eu poderia ficar aqui, até o número 112…

Compartilhar a sua visão faz sentido, porque você faz sentido! 

Expressar sua voz é importante, porque é a sua voz!

Há espaço para o seu jeito de fazer as coisas, porque existe alguém aí fora que precisa exatamente disso que você sabe! Compartilhado da maneira que só você faz. Usando as palavras que só você usaria. Com a lente que apenas você usaria.

Crie o seu próprio universo e convide as pessoas pra entrar!

Rafa Cappai

Algumas outras coisas legais nessa semana:

Fui convidada pra ser jurada do Prêmio Brasil Criativo, a premiação oficial da Economia Criativa no Brasil, realizada pela World Creativity Org. Os ganhadores terão horas de mentoria para auxiliar na implementação dos projetos, além de troféu e certificado. Como extensão também serão protagonistas da terceira temporada do documentário “Brasil Criativo”, uma plataforma adicional que visa dar ainda mais visibilidade aos vencedores e suas histórias. Ainda dá tempo de inscrever seu projeto: vem!

Essa semana foi ao ar o podcast “Amo Gente Odeio Conta” comigo. Eu e a Julian Carmo (dona do rolê) falamos de criatividade, identidade, educação, burnout, rotina, estilo de vida e tantas outras coisas legais! Se você tem saudades do VQV Convida, fica aí a sugestão pra louça de hoje! Dá pra ver no Youtube ou ouvir no Spotify.

E, por último, se você estiver por Beagá (ou conhecer algum amigo na cidade), semana que vem tem Bagunça, o espetáculo cortejo cênico-musical que ocupa as ruas da cidade e do qual faço parte. A gente se apresenta no FIT BH, o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, gratuitamente, nas ruas do Horto, na Zona Leste. Vem!

Beijos criativos,

Rafaela Cappai

Reply

or to participate.